Veja o ranking das marcas mais confiáveis do Brasil


#Najas a 11ª edição da pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela Revista Seleções e pelo Ibope Inteligência, revelou as marcas, personalidades e instituições mais confiáveis do país do ano de 2012.
Entre os vencedores estão Nestlé (eleita a marca mais confiável), Natura (eleita a marca mais responsável socialmente), além de Jorge Gerdau e Luiza Helena Trajano (apontados como os executivos mais confiáveis).
Os vencedores serão homenageados durante café da manhã no dia 12 de setembro, 8h30, no Leopolldo Faria Lima-SP.
Conheça, abaixo, todos os ganhadores e saiba mais sobre como foi feita a pesquisa:

Categoria

Marca v
encedora

% votos
Quantas vezes foi campeã

Marca mais confiável
Nestlé
16%
Marca mais responsável socialmente
Natura
21%
Adoçante
Zero-cal
36%
11ª
Analgésico
Dorflex
17%
4 ª
Aparelhos eletrônicos
Sony
28%
Assistência médica
Unimed
48%
11 ª
Automóveis
Fiat
GM
24%
23%
Bancos
Banco do Brasil
32%
Bandeira posto de gasolina
BR Petrobras
46%
10ª
Café
Pilão
Melitta
20%
17%
11ª
Cartão de crédito
Visa
59%
11ª
Cerveja
Skol
38%
Estreia
Chocolate
Nestlé
52%
10ª
Cia aérea
Tam
56%
Cia de seguros
Porto Seguro
27%
Creme dental
Colgate
62%
11ª
Cremes para pele
Natura
Nívea
26%
23%
Detergente líquido
Ypê
51%
Eletrodomésticos
Brastemp
53%
11ª
Iogurte
Danone
36%
10ª
Lab. Medic. Genérico
Medley
35%
Lojas de departamentos
Renner
C&a
21%
20%
Estreia
Maquiagem
Avon
35%
10ª
Óleo de cozinha
Liza
36%
11ª
Operadora de telefonia
Vivo
34%
Estreia
Operadora de viagem
CVC
46%
Previdência privada
Bradesco
24%
10ª
Protetor solar
Sundown
35%
10ª
Ração
Pedigree
34%
11ª
Refrigerante
Coca-Cola
54%
Sabão em pó
Omo
77%
11ª
Sabonete
Dove
24%
Shampoo/condicionador
Seda
27%
11ª
Suco concentrado
Del Valle
25%
Supermercados
Extra
21%
Tinta para parede
Suvinil
55%
Tintura para cabelos
L'oreal
28%
Vitaminas
Centrum
20%
11ª


Categorias especiais
 

Categoria
Vencedor
% índice de confiança
Quantas vezes foi campeão
Instituições/
Organizações
Correios
Real
79%
77%
10ª
Profissões
Bombeiros
95%
Veículos da imprensa
Rádio
67%
Estreia
Ongs
Apae
88%
Redes sociais
Facebook
42%


Personalidades

Categoria
Vencedor
% índice de confiança
Quantas vezes foi campeão
Apresentador
Patricia Poeta
Luciano Huck
74%
73%
Artista
Marieta Severo
Gloria Pires
Antonio Fagundes
83%
82%
81%
Cantor
Chico Buarque
71%
2 ª
Escritor
Lygia Fagundes Telles
70%
1 ª
Esportista
Cesar Cielo
88%
3 ª
Executivo
Jorge Gerdau
Luiza Helena Trajano
71%
70%
Publicitário
Nizan Guanaes
Roberto Duailibi
40%
39%


A pesquisa

O estudo anual foi feito via web com 1.500 pessoas no mês de maio e apurou a confiança em 36 categorias de produtos, 5 categorias especiais, 7 grupos de personalidades brasileiras. Além disso, elegeu a "marca de confiança do brasileiro", independentemente da categoria, vencido pelo sexto ano pela campeoníssima Nestlé. A pesquisa também questiona a "empresa mais responsável socialmente", e Natura foi pentacampeã.

Destaques e novidades

Este ano, a pesquisa estreou novas categorias. Umas delas foi "cerveja", com Skol campeã (38% dos votos). "Lojas de departamentos" também foram analisadas e o resultado foi o empate técnico entre Renner (21%) e C&A (20%).
As categorias telefonia fixa e móvel foram unificadas, com a vitória da marca Vivo (34%) este ano.
Comparativamente ao ano passado, os resultados de maior destaque foram o grande crescimento da TAM na categoria "companhia aérea" (56%, 11 pontos a mais do que em 2011); a GM que pulou da 3a colocação da categoria "automóveis" para o empate técnico* com a FIAT este ano; Nívea que volta à liderança dividindo o 1o lugar com Natura em "cremes para a pele", segundo critérios de empate técnico* adotados pelo Ibope.
* Como critério de desempates, o Ibope utilizou um método chamado Teste de Hipóteses

O que faz uma marca campeã de confiança?

Para entender a escolha das marcas de confiança, Seleções e Ibope pediram aos votantes que apontassem os 2 principais atributos que fizeram eleger a marca a mais confiável. As opções eram "inovação", "custo x benefício", "tradição", "qualidade", "proximidade com o consumidor" e "preocupação socioambiental".
Em sua maioria, as marcas vencedoras tiveram como atributos mais votados a "qualidade" e "tradição". 

0 comentários:

Postar um comentário

  © 2011 Fala Celeste - Todos os direitos reservados.

Design by Kelvyn Defoe Illustration by Camila Vianna